Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início

Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
vista_cuba_s

Concelho de Cuba

Situado em peneplanície, com uma paisagem envolvente e vastos horizontes de montado é rodeada de culturas de sequeiro e olival, com casas que mantêm os seus quintais e hortas tradicionais.
Para uns, o nome da vila de Cuba terá tido origem na corrupção da palavra árabe “Coba”, diminutivo de pequena torre. Conquistada por D. Sancho II aos Mouros, não se sabe ao certo a origem do nome atribuído ao facto de aqui ter sido encontrada uma grande quantidade de cubas, para armazenar vinho.
Estas são teorias de tempos mais remotos. A "Cuba" como é sempre referenciada pelos seus habitantes ganhou estatuto de Vila em 1782 por Alvará Régio de D. Maria I. Surge então a Vila de Cuba com termo próprio, desmembrando-se assim do vasto concelho de Beja e passando para o novo concelho de Cuba as freguesias de Pedrogão, Marmelar, Selmes, e parte da freguesia de S. Matias.
Nessa altura Vila Alva, Vila Ruiva, Faro e Albergaria dos Fusos ainda constituíam concelhos independentes, situação que se manteve inalterável até 6 de Novembro de 1839, altura que os últimos quatro concelhos foram extintos, passando Vila de Frades e Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, para o de Cuba.
Esta situação manteve-se até 1854, altura em que é extinto o concelho de Vila de Frades e se reconstituem os concelhos de Cuba e da Vidigueira.
Atualmente pertence ao concelho de Cuba as seguintes aldeias: Vila Alva, Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, tal como a vila de Cuba.
Alguns historiadores defendem que aqui terá nascido o Almirante Cristóvão Colon, possivelmente filho ilegítimo de D. Fernando, Duque de Beja, e de Isabel Zarco.
Da pré-história até aos nossos dias, Cuba encerra um vasto e rico património cultural, arquitetónico e histórico. É nas festas e romarias locais que se misturam as gentes e o tradicional cante e vinho de aroma requintado.
Aqui, os Sabores ainda são puros, trazendo à mesa o pão, os queijos, os enchidos e os pratos tradicionais.
Hoje, Cuba é uma terra em desenvolvimento, proporcionando aos seus habitantes uma boa qualidade de vida, o novo Aeroporto Internacional de Beja e o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva estão a mudar a face deste concelho, tornando-o numa terra de novas oportunidades!
Desta forma, o passeio que lhe propomos tem tantos encantos que em qualquer altura os poderá descobrir!

 

Ligações Rápidas

cuba pela igualdade


°C

Boletim Municipal

re-planta


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30