Início Proteção Civil AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - PROLONGAMENTO

AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - PROLONGAMENTO

GMPC\\Prevê se que, até Domingo, dia 25/08/2019, um agravamento das condições meteorológicas

O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se que, até Domingo, dia 25/08/2019, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:

Sexta - Feira, 23 de Agosto
• Humidade relativa do ar (HRA) entre 10% e 30% na generalidade do território. Fraca recuperação noturna em especial nas regiões norte e centro (<35%). Inversões térmicas acentuadas até aos 1000 m.
• Vento do quadrante leste por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e no final do dia. No litoral vento temporariamente a soprar de noroeste durante a tarde, a fazer-se sentir também em algumas regiões do interior;
• Temperaturas sem alterações significativas.

Sábado, 24 de Agosto
• Humidade relativa do ar (HRA) entre 10% e 30% nas regiões centro e sul e do interior norte. Ligeira recuperação noturna, mas ainda inferior a 50% em algumas regiões do interior;
• Vento a predominar do quadrante oeste moderado (até 30 km/h) a partir da tarde;
• Pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e centro sem alterações significativas nas regiões do interior.

Domingo, 25 de Agosto
• HRA a manter valores baixos durante a tarde nas regiões do interior;
• Vento a predominar do quadrante oeste, sendo fraco variável na região norte até final da manhã, soprando moderado a forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a partir da tarde;
• Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Para além das condições meteorológicas previstas, é de ter em consideração o histórico de incêndios nesta altura do ano e o incremento da pressão humana nos distritos em destaque para o presente CTO.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
• Manutenção do índice FWI (indicador relativo da intensidade do fogo) para valores elevado, determinado pelas condições meteorológicas e pelo estado de secura da vegetação. Aumento das ignições face ao incremento da atividade humana junto dos espaços rurais. É expetável dificuldade nas operações de supressão, com possibilidade de existência de ocorrências com duração superior a 24h.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, durante o período crítico (01 de julho a 30 de setembro):

PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;

PROIBIDO fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos;

OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas (TON).

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.