Início Noticias ATL DE VERÃO - AGOSTO DE 2020 - INFORMAÇÃO

ATL DE VERÃO - AGOSTO DE 2020 - INFORMAÇÃO

A situação pandémica atual coloca-nos num quadro extremamente desafiante que exige um nível de confiança, segurança e sentido de responsabilidade individual e comunitária.

Contudo, apesar do contexto, num quadro de observância das regras e recomendações da Direção Geral da Saúde para a prevenção da COVID-19, o Município de Cuba vai disponibilizar pelo 7.º ano consecutivo o ATL de Verão – Agosto 2020, orientado para a infância, nos níveis de ensino que são da sua responsabilidade e competência (alunos do Ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba) este ano, dentro do contexto pandémico que passamos, a frequência neste serviço é pelo tempo estritamente necessário.

Para assegurar a existência de grupos com o número adequado, em condições de segurança e de redução dos riscos, foram observadas as seguintes regras:
Só poderão frequentar as atividades os alunos que:
- estejam matriculados no agrupamento de escolas de Cuba;
-cujos pais não possam ficar em casa com as crianças em virtude da realização de atividades laborais ou seja, que estejam em funções efetivas de trabalho, comprovada pelas entidades patronais, de ambos;
-número de inscrições limitado;

Plano de Atividades
Para o período compreendido entre 01 e 31 de agosto, das 9H – 18H, foi elaborado um plano de atividades de acordo com o número de meninos, com as suas idades e com as restrições impostas pelo cenário da COVID 19.
As atividades durante a manhã estão programadas para ocorrerem ao ar livre no espaço da escola e durante a tarde funcionam na Sala do CAF ou em outros espaços escolares adequados ao normal funcionamento da atividade programada.
As atividades ficam sujeitas a alteração quando não estejam reunidas as condições adequadas para a sua realização.
Desde que comunicado pelos Encarregados de Educação, para os alunos dos polos escolares das freguesias, o transporte é assegurado pela autarquia.

Local de funcionamento
É na Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba – Sala do CAF, que funcionará este serviço, no das 9H às 18H.
Será disponibilizado o serviço de acolhimento das 8H45m-9H.
À chegada/ saída do ATL, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação, ou pessoa por ele designada, à porta do estabelecimento, evitando, sempre que possível, a circulação dos mesmos dentro do estabelecimento.

Recursos Humanos
O funcionamento das atividades e execução do seu plano de atividades, é garantido por Animadores/Monitores e Auxiliares, distribuídos por turnos.

Refeições
As refeições são servidas no Refeitório Municipal, situado nos Estaleiros Municipais.
As refeições podem ser reservadas e alteradas, até às 9H30m, do dia, e sempre que houver alguma alteração ao pedido de refeições deve ser dado conhecimento aos monitores que informarão a Câmara/Refeitório Municipal.

Regras do pagamento da comparticipação da família:
Os pagamentos das mensalidades e refeições do mês de agosto são efetuados por um dos meios disponíveis para o seu pagamento, em situação idêntica ao Serviço de Apoio à Família em tempo de aulas.
Os pagamentos efetuados depois do último dia útil de cada mês sofrerão um acréscimo de 5%.

Observações:
Recomenda-se o uso de roupa, chapéu, protetor solar (essencialmente para os dias de atividades no espaço exterior na escola) e calçado confortável para o desenvolvimento das atividades.
Será da responsabilidade da família da criança a perda ou danos de objetos pessoais tais como anéis, pulseiras, relógios, brinquedos, etc.
Para todas as atividades, o distanciamento físico e higiene será reforçado, sendo que dentro do ATL todos os profissionais e todas as crianças com mais de 10 anos usam máscara.
A limpeza e desinfeção de superfícies, conforme a Orientação 014/2020 da DGS, será uma prática para a prevenção de transmissão da COVID-19 em ambientes comunitários.

Atuação perante um Caso Suspeito de COVID 19
Perante a identificação de um caso suspeito, este deve ser encaminhado para a área de isolamento pelos circuitos definidos no Plano de Contingência da escola.
Os encarregados de educação do caso suspeito devem ser de imediato contactados para levar a criança e aconselhados a contactar o SNS 24 (808 24 24 24) ou outras linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito. Este contacto, mediante autorização dos encarregados de educação, também poderá ser feito no ATL, devendo de seguida proceder de acordo com as indicações fornecidas.