Início Casa Fialho de Almeida CASA FIALHO DE ALMEIDA EM CUBA É “MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO”

CASA FIALHO DE ALMEIDA EM CUBA É “MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO”

Casa Fialho de Almeida

A casa onde Fialho de Almeida viveu 18 anos, na vila de Cuba, foi classificada como monumento de interesse público, devido ao seu valor patrimonial associado à relevante figura da literatura portuguesa.
A portaria da classificação, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e publicada no dia 10 de Abril de 2014 em “Diário da República”, destaca o valor patrimonial da casa – um imóvel térreo, que conserva intactas as características arquitetónicas originais – e estende-se à sua associação a Fialho de Almeida, uma relevante figura da literatura portuguesa. Para além disso, o espaço configura um testemunho importante do ponto de vista da identidade e da memória coletiva nacional e um indubitável ponto de referência histórica e simbólica da sua comunidade, acrescenta a portaria.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, o reconhecimento, nesta altura, traz uma importância acrescida, já que “neste momento a autarquia está a desenvolver um projeto de requalificação da casa, que pode no futuro ser um polo de grande interesse cultural para o concelho”.
Fialho de Almeida viveu em Cuba entre 1893, após ter casado com uma proprietária rural da região, e 1911, quando faleceu.

Portaria - Casa Fialho de Almeida

cuba pela igualdade