Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Município de Cuba atribui 24 mil euros em bolsas de estudo para alunos do ensino superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 3WEB ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 1WEB ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 52WEB

A Câmara Municipal de Cuba levou a cabo na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, a atribuição das Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior do Concelho, para o ano letivo de 2019/20208. No total, foram 32 os apoios concedidos, de 750 euros cada, num valor global que este ano ascende aos 24 mil euros.

A sessão de entrega das bolsas contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Beja, João Paulo Trindade, que aproveitou o momento para explicar, em linhas gerais, uma série de apoios que aquele estabelecimento de ensino tem à disposição, entre eles o programa “Ficamos por Cá” (ao qual o Município de Cuba aderiu no ano passado), que tem como finalidade conceder um conjunto de bolsas de alojamento a alunos do concelho de Cuba que tenham definido o IPBeja como primeira opção.

Em nome do Município, a vereadora da Câmara Municipal de Cuba responsável pelo pelouro da educação, Noémia Ramos, deixou votos aos alunos de muito sucesso no seu percurso académico e ressaltou a importância da formação qualificada na atualidade, cada vez mais imprescindível para a realização profissional dos jovens.

Uma posição reforçada pelo presidente da CMC, João Português, que sublinhou ainda a importância da atribuição das Bolsas de Estudo da autarquia enquanto reforço financeiro aos alunos e famílias, contribuindo assim para combater o abandono escolar, melhorar a qualificação dos jovens e compensar os encargos acrescidos com a frequência no ensino superior.

Recorde-se que para além da matrícula num estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido, o regulamento para a concessão deste apoio da CMC estipula também que os candidatos devem residir no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos; não possuir habilitações literárias de nível superior; e ter obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo (salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez).

 

Distribuição gratuita de fruta no 1º ciclo e pré-escolar mantém-se no ano letivo 2019/2020

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FRUTA ESCOLARO Município de Cuba manteve no ano letivo de 2019/2020 a distribuição gratuita de Frutas e Hortícolas, duas vezes por semana, junto dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba. Toda a execução do Programa, a decorrer desde o passado mês de novembro, acontece em estreita articulação e colaboração do Agrupamento de Escolas de Cuba, beneficiando cerca de 280 alunos.

Para o 1.º ciclo, o Programa “Regime Escolar”, é assegurado conjuntamente pelo IFAP (Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas), contudo, o Município, ciente da importância da promoção de uma alimentação saudável, engloba todos os alunos do pré-escolar assumindo a totalidade dos encargos, ocorrendo as distribuições em simultâneo com as do 1.º ciclo.

 

Cuba assinala “Dia Municipal para a Igualdade” esta quinta-feira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DIA MUNICIPAL DA IGUALDADE NETEsta quinta-feira, dia 24 de outubro, assinala-se em Cuba o “Dia Municipal para a Igualdade”. Dinamizada com a colaboração do projeto Cresce e Aparece, a iniciativa irá com momentos que vão desde a apresentação de conceitos, a uma peça de teatro e a um debate de ideias entre os alunos do 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas de Cuba.

 

Município organiza Receção à Comunidade Educativa 2019/2020

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CONVITE RECEÇAO COMUNIDADE EDUCATIVA copyA Câmara Municipal de Cuba organiza nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, mais uma edição da habitual "Receção à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas do concelho".

A iniciativa visa dar as boas-vindas aos professores que lecionam pela primeira vez nas escolas e, também proporcionar um agradável convívio entre todos os que se dedicam à missão educativa no concelho de Cuba.

 

BOLSAS DE ESTUDO 2019/2020 - ENSINO SUPERIOR – CANDIDATURAS DE 01 A 31 DE OUTUBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO MUNICIP TERRA ALMA FUNDO BRANCOA Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano lectivo de 2019/2020, para Cursos do Ensino Superior. O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado aqui (no link abaixo), devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;
. Não possuam habilitações literárias de nível superior;
. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;
. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio (também disponivel no link abaixo), a fornecer pela Câmara Municipal, o qual deverá ser entregue (a partir do dia 01 de outubro) até ao dia 31 de outubro de 2019, juntamente com os documentos constantes no nº 2 do art. 3º do Regulamento.

pdf icon Edital pdf icon Regulamento pdf icon Requerimento pdf icon Declaração de Responsabilidade pdf icon Documentos necessários
 


Pág. 3 de 23

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

THUMB CAPA BOLETIM18


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30