Início Noticias - Turismo Município de Cuba apresenta Festival do Caracol 2015

Município de Cuba apresenta Festival do Caracol 2015

cartaz festival do caracol 2015 siteO final do mês de Maio, em Cuba, é significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica para a segunda edição, voltando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol. Aliada ao petisco, o Festival apresenta uma forte componente de animação musical, levando a palco três nomes bem conhecidos do grande público nacional (Virgem Suta, Iris e Anonimato), a par da aposta no tradicional Cante Alentejano, com Pedro Mestre e nove grupos corais convidados, e no talento local, como é o caso dos Cant’aí, dos Lado Lunar (banda de tributo a Rui Veloso) ou dos djs Seven e B.Junior.

Com especial enfoque na confeção e comercialização desta iguaria sazonal, o Festival conta com 8 espaços de restauração, todos do concelho de Cuba, desafiados a desenvolver, para além da receita tradicional, um prato original e inovador à base do Caracol.

Para além da vertente gastronómica, este ano, o Festival pretende também alargar a sua temática às oportunidades de negócio ligadas à criação deste produto. Assim, o certame arranca – às 18h00 de sexta-feira, 29 – com o workshop “A Helicicultura em Portugal… uma oportunidade de negócio no PORTUGAL 2020”, em parceria com a Helixcoop, a primeira Cooperativa Agrícola de Helicicultores existente em Portugal. Já no Sábado e no Domingo, os visitantes vão também ter oportunidade de descobrir e degustar produtos feitos à base do Caracol, numa banca montada para o efeito.

Concentração de R4 no Festival
Paralelamente ao Festival do Caracol, no dia 30, o Concelho de Cuba recebe o Passeio em R4, do Núcleo do Alentejo do 4.Clube.Portugal. A iniciativa “Expedição a Cuba em R4” propõe um dia de convívio, num “passeio por campos floridos, terras de vinho da talha, petiscos e cante…” e terá a sua concentração final na zona do recinto do Festival, no Largo da Bica, pelas 18h30.

Festival do Caracol 2015

DIA 29 – Sexta- Feira
18h – “A Helicicultura em Portugal… uma oportunidade de negócio no PORTUGAL 2020” – Workshop

20h- Atuação de 3 grupos corais (Amigos do Cante. S. Luís de Faro. Flores do Alentejo)