Início Programas desportivos Desporto na Natureza

Desporto na Natureza

No presente, o mundo do desporto é caracterizado por um processo de diferenciação crescente, o que não está alheio a nova cultura do lazer, onde a valorização do indivíduo em si constitui um aspecto central. As novas práticas desportivas têm sido difundidas com um carácter pessoal, desinteressado e hedonístico. Assim, a prática desportiva não se resume à busca de um objectivo exterior ao indivíduo, bem pelo contrário, tende a dar muita importância aos objectivos inerentes ao próprio indivíduo como o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde. O contacto com a natureza surge então, como necessidade de compensação de um sistema de vida sedentário e centrado na vida urbana. Confirmando esta nova tendência podemos observar actualmente, uma crescente procura de novos desafios, exaltação e aventura, que podem constar nas actividades físicas e desportivas realizadas em meio natural, designadas também por desporto de natureza.
O lazer, a actividade física e desportiva, os estilos de vida e o bem-estar dos cidadãos, são conceitos que facilmente se encontram relacionados. Sem dúvida que o lazer, enquanto espaço próprio da existência individual, pode constituir uma alternativa decisiva nas escolhas de responsabilização individual e na construção do estilo de vida.

Objectivos:
Proporcionar hábitos de vida saudáveis em contacto com a natureza com mais qualidade de vida.

Público-alvo:
Todos os residentes e não residentes no concelho de Cuba

Período:
  • Caminhada 25 de Março
  • Caminhada 22 de Abril
  • Peregrinação A Fátima 6 Maio
  • 11ª Caminhada vila de Cuba 10 de Junho
  • Caminhada 24 de Junho
  • Caminhada ao luar 13 de Julho
  • Caminhada S. D `Aires

Informações e Inscrições:
Junto dos professores do projecto ou nos serviços do desporto