Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início

Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
vista_cuba_s

Concelho de Cuba

Situado em peneplanície, com uma paisagem envolvente e vastos horizontes de montado é rodeada de culturas de sequeiro e olival, com casas que mantêm os seus quintais e hortas tradicionais.
Para uns, o nome da vila de Cuba terá tido origem na corrupção da palavra árabe “Coba”, diminutivo de pequena torre. Conquistada por D. Sancho II aos Mouros, não se sabe ao certo a origem do nome atribuído ao facto de aqui ter sido encontrada uma grande quantidade de cubas, para armazenar vinho.
Estas são teorias de tempos mais remotos. A "Cuba" como é sempre referenciada pelos seus habitantes ganhou estatuto de Vila em 1782 por Alvará Régio de D. Maria I. Surge então a Vila de Cuba com termo próprio, desmembrando-se assim do vasto concelho de Beja e passando para o novo concelho de Cuba as freguesias de Pedrogão, Marmelar, Selmes, e parte da freguesia de S. Matias.
Nessa altura Vila Alva, Vila Ruiva, Faro e Albergaria dos Fusos ainda constituíam concelhos independentes, situação que se manteve inalterável até 6 de Novembro de 1839, altura que os últimos quatro concelhos foram extintos, passando Vila de Frades e Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, para o de Cuba.
Esta situação manteve-se até 1854, altura em que é extinto o concelho de Vila de Frades e se reconstituem os concelhos de Cuba e da Vidigueira.
Atualmente pertence ao concelho de Cuba as seguintes aldeias: Vila Alva, Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, tal como a vila de Cuba.
Alguns historiadores defendem que aqui terá nascido o Almirante Cristóvão Colon, possivelmente filho ilegítimo de D. Fernando, Duque de Beja, e de Isabel Zarco.
Da pré-história até aos nossos dias, Cuba encerra um vasto e rico património cultural, arquitetónico e histórico. É nas festas e romarias locais que se misturam as gentes e o tradicional cante e vinho de aroma requintado.
Aqui, os Sabores ainda são puros, trazendo à mesa o pão, os queijos, os enchidos e os pratos tradicionais.
Hoje, Cuba é uma terra em desenvolvimento, proporcionando aos seus habitantes uma boa qualidade de vida, o novo Aeroporto Internacional de Beja e o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva estão a mudar a face deste concelho, tornando-o numa terra de novas oportunidades!
Desta forma, o passeio que lhe propomos tem tantos encantos que em qualquer altura os poderá descobrir!

 

Ligações Rápidas








Turismo do Alentejo ERT
Proturismo

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30