 |
Título: Os memoráveis Autor: Lídia Jorge Edição: Março 2014 Páginas: 341 Editora: Dom Quixote Tema: Literatura portuguesa/ Romance Sinopse: Em 2004, Ana Maria Machado, repórter portuguesa em Washington, é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano à época em Lisboa como um raro momento da História. Aceite o trabalho, regressa a Portugal, contrata dois antigos colegas, e os três jovens entrevistam vários intervenientes e testemunhas do golpe de Estado, revisitando os mitos da Revolução de Abril. Um percurso que permite surpreender o efeito da passagem do tempo não só sobre esses heróis, como também sobre a sociedade portuguesa, na sua grandeza e nas suas misérias. Transfiguradas, como se fossem figuras sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os Memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária, a desilusão de muitos dos participantes e o árduo caminho para uma Democracia. Paralela a esta ação decorre uma outra, pessoal e íntima: a história do pai da protagonista, António Machado, que retrata em privado o destino que se abate sobre todos os outros. Todos vivem na Democracia, uma espécie de lugar de exílio. Mas um dia, todas as misérias serão esquecidas, quando se relatar o tempo dos memoráveis.
|
 |
Título: O sabor do momento Autor: Nora Roberts Edição: Fevereiro 2014 Páginas: 284 Editora: Chá das Cinco Tema: Literatura americana / Romance Sinopse: Laura McBane sempre recorreu às amigas para apoio, especialmente quando o sonho de frequentar uma escola de culinária quase foi arruinado pelos problemas financeiros dos seus pais. Agora Laurel retribui a generosidade das amigas criando bolos extravagantes que acrescentam um toque perfeito à empresa de casamentos que fundaram. Laurel acredita no amor mas é demasiado discreta para os luxos desejados por outras mulheres. O que ela precisa mesmo são homens fortes e inteligentes, como Delaney, irmão da sua amiga Parker, por quem Laurie sente uma paixoneta desde criança. Mas algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que, certo dia, Laurel perde a cabeça e surge um beijo quente e inesperado entre ambos. Cheia de dúvidas e sem saber o que esperar do futuro, conseguirá transformar esse momento de paixão em algo mais eterno?
|
 |
Título: O que é a Páscoa? Autor: José Luís Borga Edição: Março 2011 Páginas: 36 Editora: Oficina do Livro Tema: Livros infanto-juvenis / Religião Sinopse: Na Páscoa aprendemos que o amor é mais forte do que a morte e que nascemos para a vida eterna. Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Porque não são só os cristãos a celebrar esta época tão especial do ano? E por que razão o Domingo de Páscoa muda todos os anos? O Francisco está cheio de dúvidas e interrogações. Tem vontade de aprender e, sobretudo, de ser uma pessoa melhor, fazendo felizes os que estão à sua volta. Com certeza que tu também! O Que é a Páscoa? Vai ajudar-te a conhecer melhor este tempo tão especial e a vivê-lo com mais alegria.
|
 |
Título: O jogo de Ripper Autor: Isabel Allende Edição: Fevereiro 2014 Páginas: 398 Editora: Porto Editora Tema: Literatura chilena/ Romance Sinopse: Indiana e Amanda Jackson sempre se apoiaram uma à outra. No entanto, mãe e filha não poderiam ser mais diferentes. Indiana, uma bela terapeuta holística, valoriza a bondade e a liberdade de espírito. Há muito divorciada do pai de Amanda, resiste a comprometer-se em definitivo com qualquer um dos homens que a deseja: Alan, membro de uma família da elite de São Francisco, e Ryan, um enigmático ex-navy seal marcado pelos horrores da guerra. Enquanto a mãe vê sempre o melhor nas pessoas, Amanda sente-se fascinada pelo lado obscuro da natureza humana. Brilhante e introvertida, a jovem é uma investigadora nata, viciada em livros policiais e em Ripper, um jogo de mistério online em que ela participa com outros adolescentes espalhados pelo mundo e com o avô, com quem mantém uma relação de estreita cumplicidade. Quando uma série de homicídios ocorre em São Francisco, os membros de Ripper encontram terreno para saírem das investigações virtuais, descobrindo, bem antes da polícia, a existência de uma ligação entre os crimes. No momento em que Indiana desaparece, o caso torna-se pessoal, e Amanda tudo fará para deslindar o mistério antes que seja demasiado tarde.
|
 |
Título: Inferno no Vaticano Autor: Flávio Capuleto Edição: Janeiro 2014 Paginas: 238 Editora: Guerra e Paz Tema: Literatura portuguesa / Romance policial Sinopse: Há um morto nas catacumbas do Vaticano. Francesco Barocci, curador do Tesouro, é encontrado sem vida na sala das Relíquias. Foi assassinado: chuparam-lhe o sangue. Há bispos e cardeais em pânico. Um português, o inspetor Luís Borges, e uma simbologista, a escaldante Valeria Del Bosque, encarregam-se da investigação. Um tesouro que todos conhecem e todos querem esconder, uma conspiração que ameaça o Papa, uma sociedade secreta que semeia as igrejas de cadáveres. São estes os mistérios que o inspetor e a simbologista têm de decifrar. Uma batalha cruel, florentina, com mais ouro e sexo do que incenso e mirra.
|
 |
Título: Ideologia e razão de estado : uma história de poder Autor: Jaime Nogueira Pinto Edição: Maio 2013 Paginas: 1032 Editora: Civilização Tema: Política/ Diplomacia/ Relações Internacionais Sinopse: Ideologia e Razão de Estado explica e enquadra os principais protagonistas, conceitos e momentos da Política, Diplomacia e Relações Internacionais analisando-os desde a Era dos Impérios da Grécia Antiga até ao Tempo das Democracias a partir da Segunda Guerra Mundial. No inverno de 2003, para justificar a invasão do Iraque, o presidente Bush invoca a necessidade de democratizar o Médio Oriente, a bem dos povos e da segurança da América e do Mundo Livre. No século anterior, no verão de 1917, em Berlim, com a Alemanha em guerra, discutia-se o apoio a Lenine e aos bolcheviques para que fizessem uma revolução na Rússia. Instalado ali o caos, esperava-se que o Império dos Czares se visse forçado a pedir a paz. Entre o entusiasmo dos diplomatas e o cepticismo dos oficiais da inteligência militar, a decisão foi difícil. Mas foi tomada e assumida, com os resultados que se conhecem. Em mais de 2500 anos de História o dilema repete-se. Na sua base, está o eterno conflito entre duas forças rivais ou convergentes na raiz da decisão política: a Ideologia e a Razão de Estado. Nesta obra, Jaime Nogueira Pinto percorre a História política do Ocidente à luz destes dois motores da guerra e da paz entre nações.
|
|
|
|
|
|
|