Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Novidades

Novidades do mês de dezembro 2013

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O homem de Constantinopla
Título: O homem de Constantinopla
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: 4ª ed. – 2013
Páginas: 500
Editora: Gradiva
Tema: Literatura portuguesa/ Romance
Sinopse: O império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkistian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira: “O que é a beleza?”
Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitetura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior colecionador de arte do seu tempo. Mas Kaloust foi mais longe do que isso - tornou-se o homem mais rico do planeta.
Inspirado em factos reais, O Homem de Constantinopla  reproduz a extraordinária vida do misterioso arménio que mudou o mundo – e consagra definitivamente José Rodrigues dos Santos como autor maior das letras portuguesas e um dos grandes escritores contemporâneos.

Um milionário em Lisboa
Título: Um milionário em Lisboa
Autor: José Rodrigues dos Santos
Edição: Novembro 2013
Páginas: 667
Editora: Gradiva
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Kaloust Sarkisian completa a arquitetura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do século. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suites de hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e transforma-se no maior colecionador do seu tempo. Mas o destino interveio. O horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda Guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhes apresenta a solução: Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se, Salazar questiona-se, o mundo do petróleo espanta-se e a polícia portuguesa prende-o.
Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O Homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso da vida do arménio que mudou o mundo – confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.


A sentinela
Título: A sentinela
Autor: Richard Zimler
Edição: Outubro 2013
Páginas: 423
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura americana / Romance policial
Sinopse: 6 de Julho de 2012. Henrique Monroe, inspetor-chefe da Polícia Judiciária, é chamado a um luxuoso palacete de Lisboa para investigar o homicídio de Pedro Coutinho, um abastado construtor civil. Depois de interrogar a filha da vítima, Monroe começa a acreditar que Coutinho foi assassinado ao tentar defender a perturbada adolescente do violente assédio sexual de algum amigo da família. Ao mesmo tempo, uma pen que o inspetor descobre escondida na biblioteca da casa contém alguns ficheiros com indícios de que a vítima poderá também ter sido silenciada por um dos políticos implicados na rede de corrupção que o industrial montara para conseguir os seus contratos.
Tendo como pano de fundo o Portugal contemporâneo, um país traído por uma elite política corrupta, que sofre sob o peso dos seus próprios erros históricos, Richard Zimler criou um intrigante policial psicológico, com uma figura central que se debate com os seus demónios pessoais ao mesmo tempo que tenta deslindar um caso que irá abalar para sempre os muros da sua própria identidade.
Uma vida ao teu lado
Título: Uma vida ao teu lado
Autor: Nicholas Sparks
Edição: Abril 2011
Páginas: 448
Editora: Asa
Tema: Literatura americana / Romance
Sinopse: Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos. Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão. Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória. Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks.
Para onde vão os guarda-chuvas Título: Para onde vão os guarda-chuvas
Autor: Afonso Cruz
Edição: Outubro 2013
Páginas: 620
Editora: Alfaguara
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: O pano de fundo deste romance é um Oriente efabulado, baseado no que pensamos ter sido o seu passado e acreditamos ser o seu presente, com tudo o que esse Oriente tem de mágico, de diferente e de perverso. Conta a história de um homem que ambiciona ser invisível, de uma criança que gostaria de voar como um avião, de uma mulher que quer casar com um homem de olhos azuis, de um poeta profundamente mudo, de um general russo que é uma espécie de galo de luta, de uma mulher cujos cabelos fogem de uma gaiola, de um indiano apaixonado e de um rapaz que tem o universo inteiro dentro da boca.
Um magnífico romance que abre com uma história ilustrada para crianças que já não acreditam no Pai Natal e se desdobra numa sublime tapeçaria de vidas, tecida com os fios e as cores das coisas que encontramos, perdemos e esperamos reencontrar.
A desumanização Título: A desumanização
Autor: Valter Hugo Mãe
Edição: Setembro 2013
Paginas: 238
Editora: Porto Editora
Tema: Literatura portuguesa / Romance
Sinopse: Passado nos recônditos fiordes islandeses, este romance é a voz de uma menina diferente que nos conta o que sobra depois de perder a irmã gémea. Um livro de profunda delicadeza em que a disciplina da tristeza não impede uma certa redenção e o permanente assombro da beleza.
O livro mais plástico de Valter Hugo Mãe. Um livro de ver. Uma utopia de purificar a experiência difícil e maravilhosa de se estar vivo.
24 histórias para o Natal Título: 24 histórias para o Natal
Autor:
Edição: Outubro 2013
Paginas: 91
Editora: Dom Quixote
Tema: Literatura infantil
Sinopse: De 1 a 24 de dezembro mergulha, em cada noite, na magia de Natal ao descobrir uma nova história com os teus heróis preferidos da Disney. E no final deste livro encontras um calendário de leitura do Advento. Boas Festas!!!
Feliz Natal Título: Feliz Natal
Autor: Miguel de Oliveira, Paulo Oliveira
Edição: Novembro 2013
Editora: Bookout
Tema: Literatura infantil
Sinopse: O Pai Natal estava ansioso por levar os presentes às crianças, como fazia todos os anos na noite de Natal. Mas, desta vez, aconteceu algo terrível O Pai Natal não consegue entregar os presentes!...
Como vai o Pai Natal resolver este problema?
Será que as crianças vão ficar sem presentes? Vamos descobrir!
As canções do pai Natal Título: As canções do pai Natal
Autor: Fernando Paulo Gomes, Luís Matos, Nuno Caravela
Edição: 2ª ed. – 2013
Paginas: 32
Editora: Edições Convite à Música
Tema: Canções de Natal
Sinopse: Sabem o que eu gosto de fazer quando não estou a entregar prendas? Pois é… ensaiar com a minha banda de Duendes. E este Natal tive uma ideia fantástica. Gravar algumas das minhas músicas e partilhá-las com vocês, meninos e meninas de todo o mundo. Espero que gostem. Cantem, dancem e, acima de tudo, divirtam-se. Feliz Natal!




 


Pág. 4 de 10

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30