![]() |
Titulo: Em nome do filho Autor: Luísa Castel-Branco Edição: Outubro 2011 Páginas: 284 Editora: Clube do Autor Tema: Literatura portuguesa / Romance Sinopse: Uma história que nos revela o percurso de Ema, filha mais nova de uma família burguesa, dotada de capacidades invulgares, e de Felismina, educada por um mãe cruel num ambiente hostil. Os destinos destas duas personagens cruzam-se inesperadamente quando a filha de Ema é raptada. O mistério do seu desaparecimento desencadeia de forma surpreendente revelações que fazem com que as vidas destas mulheres se toquem. Numa atmosfera densa, o mundo encantatório, idílico e estranho de Ema convive com as trevas de Felismina que, depois da descida aos infernos do ambiente familiar, tenta por todos os meios atingir o céu. Mas nem todos os meios são lícitos para atingir os fins. Felismina não sabe disso e Ema precisa mesmo de acreditar nos “desígnios de Deus”. Uma história sobre os abismos da natureza humana, mas também do poder redentor do amor.
|
![]() |
Titulo: Os portugueses Autor: Barry Hatton Edição: 5ª ed. - Julho 2011 Páginas: 313 Editora: Clube do Autor Tema: História de Portugal / Política Sinopse: A minha intenção é lançar algumas luzes sobre este enigmático canto da Europa, descrever as idiossincrasias que tornam único este adorável e, por vezes, exasperante país e procurar explicações, fazendo o levantamento do caminho histórico que levou os portugueses até onde estão hoje. Tudo o que está aqui contido foi compilado de boa fé por um autor que deve alguns dos melhores anos da sua vida a Portugal.
|
![]() |
Titulo: Alta definição : o que dizem os teus olhos Autor: Daniel Oliveira Edição: 3ª ed. - Outubro 2011 Páginas: 235 Editora: Guerra e Paz Tema: Entrevistas Sinopse: No mês em que o Alta Definição celebra 2 anos, Daniel Oliveira comemora consigo. Aqui estão reunidos, pela primeira vez, momentos e testemunhos intimistas de algumas das personalidades mais conhecidas do público português. São 20 figuras, criteriosamente seleccionadas, que se apresentam sem maquilhagem e se «despem» como se ninguém estivesse a ver, revelando a sua essência como nunca antes tinham feito.
Com textos inéditos de Daniel Oliveira, este é um livro de emoções verdadeiras. Da primeira à última página. |
![]() |
Titulo: Claraboia Autor: José Saramago Edição: Setembro 2011 Páginas: 398 Editora: Caminho Tema: Literatura portuguesa / Romance Sinopse: O primeiro romance do Nobel, escrito sob pseudónimo e que não chegou a ser publicado.
A ação do romance localiza-se em Lisboa em meados do século XX. Num prédio existente numa zona popular não identificada de Lisboa vivem seis famílias: um sapateiro com a respetiva mulher e um caixeiro-viajante casado com uma galega e o respetivo filho – nos dois apartamentos do rés do chão; um empregado da tipografia de um jornal e a respetiva mulher e uma “mulher por conta” no 1º andar; uma família de quatro mulheres (duas irmãs e as duas filhas de uma delas) e, em frente, no 2º andar, um empregado de escritório a mulher e a respetiva filha no início da idade adulta. O romance começa com uma conversa matinal entre o sapateiro do rés do chão, Silvestre, e a mulher, Mariana, sobre se lhes seria conveniente e útil alugar um quarto que têm livre para daí obter algum rendimento. A conversa decorre, o dia vai nascendo, a vida no prédio recomeça e o romance avança revelando ao leitor as vidas daquelas seis famílias da pequena burguesia lisboeta: os seus dramas pessoais e familiares, a estreiteza das suas vidas, as suas frustrações e pequenas misérias, materiais e morais. O quarto do sapateiro acaba alugado a Abel Nogueira, personagem para o qual Saramago transpõe o seu debate – debate que 30 anos depois viria a ser o tema central do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis – com Fernando Pessoa. Podemos manter-nos alheios ao mundo que nos rodeia? Não teremos o dever de intervir no mundo porque somos dele parte integrante? |
![]() |
Titulo: Longe é um bom lugar (o resto são histórias) Autor: Mário Zambujal Edição: Outubro 2011 Páginas: 151 Editora: Clube do Autor Tema: Literatura portuguesa Sinopse: Tânia Dulce é uma jovem com uma ampla capacidade para amar e cede aos rogos do Doutor Ângelo, narrador de uma movimentada relação de desfecho imprevisível. Médico com sonhos de romancista, o doutor Ângelo percorre caminhos paralelos, do romance real com Tânia Dulce e da trama ficcional que se esforça por escrever. E porque o resto são (também) histórias, o leitor acompanha uma sequência de pequenas ficções, originalmente publicadas na revista "Tempo Livre", do Inatel, com o estilo inconfundível a que podemos chamar de zambujalesco. Em "Longe É Um Bom Lugar (O Resto São Histórias)", Mário Zambujal volta a cativar os leitores pelo ritmo vivo da prosa em que avultam as surpresas, o humor e a reflexão acerca de cumprimentos e situações.
|
![]() |
Titulo: A árvore vermelha Autor: Shaun Tan Edição: Abril 2011 Páginas: 40 Editora: Kalandraka Tema: Leitura infantil Sinopse: A Árvore Vermelha é um canto poético à esperança, ainda que grande parte das suas ilustrações transporte o leitor para um mundo cinzento, agonizante e atemorizador. A protagonista sente-se triste, incompreendida, perdida, desorientada, vazia e vencida pelas circunstâncias adversas... mas eis que, quando e onde menos se espera, surge a luz ao fundo do túnel, o motivo desejado para vencer o desânimo.
Óleos e colagens compõem um mundo irreal de paisagens imaginárias, através de brilhantes metáforas visuais que representam a solidão, o abatimento, a vulnerabilidade, o medo, a desilusão... Belas imagens, de grande impacto e simultaneamente comoventes, que podem ser descritas por meio de uma simples frase do texto, a partir da qual se faz de imediato uma associação direta. A protagonista é o alter ego de si mesma, experimenta emoções e sentimentos universais - daí o carácter multicultural deste álbum - que convidam à reflexão e à análise, para vencer a apatia, a depressão e inclusivamente as atitudes autodestrutivas. |