Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Férias Jovens 2022 - Inscrições até dia 22 de junho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
IMG 20220615 WA0001A Câmara Municipal de Cuba informa que já podes formalizar a tua inscrição para as Férias Jovens 2022.
Para te inscreveres, dirige-te ao Serviço de Ação Educativa da Câmara Municipal de Cuba, até ao dia 22 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
As inscrições estão limitadas.
Para saberes mais sobre o Programa e para conhecimento dos teus pais ou encarregado de educação, consulta aqui as Normas Gerais de Funcionamento das Férias Jovens da CMC.
 
Podes também descarregar aqui a Ficha de Inscrição.
Toda a documentação está, também, nos serviços de educação da CMC.
 

Candidaturas Ação Social Escolar - Ano letivo 2022/2023

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
IMG 20220615 WA0002Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo
Dando cumprimento ao estipulado no art.º 3.º do Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos da Educação Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que deverão solicitar os apoios no âmbito da Ação Social Escolar refeições, materiais escolares e/ou livros/cadernos de atividades para o ano letivo 2022/2023, no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, até ao dia 15 de Julho de 2022.
Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes a agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalão de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família.
Esta informação não dispensa a leitura do Aviso e do Regulamento Municipal.
Aviso - ler AQUI
Boletim/Ficha de Candidatura - AQUI
 

Rede Local para a Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REDE LOCAL EDUC APRESENT PUBLICA\\ Estabelecido acordo de parceria e cooperação entre 20 entidades para a constituição de uma comunidade de aprendizagem no concelho de Cuba.

O Município, em parceria com Make it Better (Associação para a Inovação e Economia Social), o Agrupamento de Escolas, a Escola Profissional de Cuba, e outras 16 entidades locais – públicas, privadas e representantes da sociedade civil do Concelho – apresentaram esta tarde, na Biblioteca Municipal, a recém-constituída “Rede Local para a Educação”, que surge com o objetivo de dinamizar uma “Comunidade de Aprendizagem” forte e ativa, onde todas as partes contribuem, na medida da sua natureza e possibilidades, para apoiar a educação dos jovens do concelho, fomentando novas aprendizagens e a sua participação na comunidade.

Conforme estipula o acordo, esta Rede Local pretende alicerçar um "Ecossistema Educacional" não formal de base comunitária, capaz de coadjuvar e suportar a Escola na promoção e oferta de ações de inovação educativa, visando designadamente estimular a criatividade, inclusão e a igualdade de oportunidades dos mais jovens.

Pretende-se assim otimizar o capital material e imaterial existente no Concelho de Cuba, colocando-o à disposição da comunidade educativa local, através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de saberes, conhecimentos e na disponibilização de recursos (materiais, humanos, técnicos, financeiros) para a realização de atividades escolares e extraescolares enriquecedoras e de elevada qualidade, numa abordagem cruzada entre os principais interesses dos jovens e as suas principais necessidades educativas.

Suportada por esta Rede local de entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil, uma real "comunidade de aprendizagem" é então criada, competente para abraçar uma proposta de transformação social e educacional, e qualificada para apoiar a aquisição de habilidades críticas por parte dos jovens, indo além dos limites da escola e envolvendo assim toda a comunidade na formação e educação dos seus indivíduos.

A motivação que leva ao desenvolvimento do presente Acordo de Parceria e Cooperação resulta de grupos de trabalho prévios, estabelecidos no Concelho de Cuba (município, agrupamento de escolas, escola profissional, associações de desenvolvimento, organizações de jovens, organizações da sociedade civil, associação de pais, Redes público-privadas com foco na área educativa, entre outras), onde se tornou clara a necessidade urgente de mudar e de inovar no processo educativo dos mais jovens, atualizando o modelo educacional atual para um mais moderno, capaz de preparar os jovens para o presente e futuro, e capacitando- os para superar os desafios mais prementes da sociedade atual.

“Estimular e transferir para os mais jovens os valores sociais e pró-sociais, bem como a cidadania, a participação, a consciência social, a solidariedade, a iniciativa e o empreendedorismo social, prevenindo os principais fenómenos que os afetam diretamente (absentismo, bullying e qualquer tipo de violência, sedentarismo, comportamentos não saudáveis, alienação social, etc.)”; e “contribuir inequivocamente para a qualidade da educação e do sistema de ensino no Concelho de Cuba e para a mitigação da escassez de oportunidades de ocupação "positiva" dos tempos livres dos mais jovens”, são alguns dos vários objetivos assumidos pela Rede Local para a Educação.

Saiba mais sobre a Rede Local para a Educação e sobre os parceiros que a constituem aqui: https://www.sparkseed.pt

 

Bolsas de Estudo - Ensino Superior 2021-2022

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BOLSAS ESTUDO\\Prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 29 de outubro de 2021

A Câmara Municipal de Cuba informa que decorre até dia 29 de Outubro o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano letivo de 2021/2022, para Cursos do Ensino Superior. O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo pode ser consultado aqui, devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:
- Residir no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;
- Não possuir habilitações literárias de nível superior;
- Ter obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;
- Estar matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio, a fornecer pela Câmara Municipal (também disponível nos links abaixo), o qual deverá ser entregue juntamente com toda a documentação necessária.

pdf icon Edital - Bolsas de Estudo 2021/22 pdf icon Ficha de Inscrição
pdf icon Documentação Necessária pdf icon Declaração de Responsabilidade
 

Mensalidades do serviço de apoio à família – AAAF e CAF – Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO MUNICIP TERRA ALMA FUNDO BRANCO\\ANO LETIVO 2021/2022

De acordo com o Regulamento das Atividades de Componente de Apoio à Família em vigor, prevê o mesmo no seu art. 15.º que os valores mensais da comparticipação Familiar, sejam revistos em reunião de Câmara antes do início de cada ano letivo, tendo como referência o valor da remuneração mínima mensal em vigor, à data.
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Cuba, realizada no dia 7 de julho de 2021, foi aprovado, por unanimidade, a atualização dos montantes relativos aos limites do rendimento per capita do agregado familiar, mantendo os valores mensais da comparticipação familiar/mensalidade.

pdf icon Tabela de valores para o ano letivo 2021/2022

 


Pág. 1 de 26

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30