Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Candidaturas Ação Social Escolar - Ano letivo 2020/2021

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AÇAO SOCIAL ESCOLAR

\\Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo \ Até dia 15 de julho de 2020

Dando cumprimento ao estipulado no art.º 3.º do Regulamento de Concessão de Auxílios Económicos da Educação Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que deverão solicitar os apoios no âmbito da Ação Social Escolar – refeições, materiais escolares e/ou livros – para o ano letivo 2020/2021, no Serviço de Educação da Câmara Municipal de Cuba, até ao dia 15 de Julho de 2020.
Têm direito a beneficiar destes apoios os alunos pertencentes a agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalão de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família.

Esta informação não dispensa a leitura do Aviso e do Regulamento Municipal.

pdf icon Edital
pdf icon Boletim de Candidatura
 

Município entrega Tablets e acessos à Internet a alunos do Concelho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 1 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 2 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 3 COVID 19 TABLETS NET ALUNOS CONCELHO 4

\\Um investimento global acima dos 12 mil euros, abrangendo um total de 65 alunos.

Apesar de considerar que esta devia ser uma competência do Governo, a Câmara Municipal de Cuba procedeu hoje à entrega de 65 tablets e 35 “routers” de Internet a alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba que manifestavam constrangimentos no acesso a equipamentos informáticos e rede de internet. Um apoio inserido no contexto das medidas de prevenção do contágio por COVID-19 e destinado às crianças e jovens do concelho que não dispunham de meios tecnológicos para acompanhar o ensino "online".

O levantamento dos alunos a beneficiar desta medida foi feito em estrita articulação com o Agrupamento de Escolas e com as Juntas de Freguesia do Concelho.

 

Informação aos Pais e Encarregados de Educação - Refeições Escolares Gratuitas - Escalão B

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REFEIÇOES ESCOLARES\\ Refeições gratuitas também para alunos do ensino Pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar

Na sequência do atual cenário que se está a viver, causado pela pandemia Covid-19, a Autarquia de Cuba adotou medidas extraordinárias no âmbito da ação social escolar, de forma a reforçar o apoio às famílias e melhorar as condições de vida das mesmas.

Desta forma, somos a informar que foi deliberado em Reunião de Câmara de 01/04/2020, aprovar o alargamento da entrega de refeições gratuitas a alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, do escalão B da Ação Social Escolar e vigorará a partir da data da aprovação até à sua revogação. Estima-se um universo de 44 alunos a serem apoiados.

Em comunicado na sua página de Facebook, o Agrupamento de Escolas de Cuba explica o procedimento para a marcação e entrega das refeições:

“As famílias que pretendam usufruir deste serviço, no caso de alunos das turmas de Cuba, EPE/1ºCiclo, os pais/e encarregados de educação devem marcar as refeições no programa SIGE. As refeições são grátis, não têm que carregar cartões é só marcar.
A entrega é feita na Escola em Cuba, entre as 11:45h e as 13:00h. As famílias devem dirigir-se à Escola para levantar as refeições.
Se por algum motivo não conseguirem fazer a marcação, telefonam para a Escola e façam a marcação por telefone.
Os alunos do 1º Ciclo que residem em Vila Ruiva, também marcam no SIGE, mas as refeições são levantadas na Escola em Vila Ruiva.
No caso dos alunos das freguesias, EPE/1º ciclo, fazem a marcação com as educadoras/professoras titulares de turma ou por telefonema para a Escola sede.
Os alunos EPE/1º Ciclo de Faro que residem em Cuba levantam as refeições em Cuba.
A entrega nas Escolas das freguesias é feita entre as 12:00h e as 13:00h.
Estas refeições começam a ser servidas a partir de terça-feira dia 07/04/2020”.

 

Sugestões para os mais novos em tempo de isolamento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Uma situação de isolamento pode ser particularmente difícil para os mais novos. Aqui, deixamos algumas sugestões lúdico-pedagógicas através das quais eles podem ocupar algum do seu tempo. Livros em pdf, jogos didáticos online, atividades e informação útil são algumas das propostas que pode encontrar, numa plataforma criada pela Editora Ideias com História e pela DGS.

alt «Quando a minha escola abrir…» é uma história narrada por sete crianças que se deparam com uma realidade totalmente nova e diferente da que estavam habituadas a viver. A escola fechou e têm dúvidas perante algo com o qual nunca lidaram.

Clique aqui ou na imagem para abrir
alt

O livro faz parte da coleção «Tudo vai ficar bem» da editora, composta por diversos livros infantis e juvenis a editar regularmente ao longo das próximas semanas, relacionados com a atual crise sanitária que estamos a viver.

Clique aqui ou na imagem para abrir

alt

Jogo online, criado pela Ideias com História para a Direção-Geral da Saúde, desenvolvido conjuntamente e baseado em dúvidas colocadas pelas próprias crianças e jovens. Um jogo para aprender mais sobre os vírus, o novo coronavírus e como nos protegermos.

Clica aqui ou na imagem para abrir

SITE CONORAKIDS

A editora ideias com História criou e lançou também o site CoronaKids, em parceria com a DGS, com atualizações diárias. Este site está dirigido diretamente às crianças. 

Clica aqui ou na imagem para visitar o site

 

INFORMAÇÃO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA -

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
AECUBA REFEICOES ESCALAOA
AECUBA ESCOLA ACOLHIMENTO

\\REFEIÇÕES PARA ALUNOS DO ESCALÃO “A” ASSEGURADAS PELO AGRUPAMENTO

\\ ESCOLA BÁSICA FIALHO DE ALMEIDA É ESCOLA DE ACOLHIMENTO NO CONCELHO

O Agrupamento de Escolas de Cuba informa está em funcionamento, a partir de hoje, 16 de março, um Serviço de Refeições Excecional destinado aos alunos do Escalão A. “Os pais e encarregados de educação devem avisar até às 9:30 horas, do próprio dia, o seu interesse em usufruir da refeição”, sendo que “o horário para levantamento dos Kits com as refeições é das 11:45 às 13:00 horas, nas respetivas Escolas. Na Escola Básica Fialho de Almeida as refeições serão levantadas pelos pais e encarregados de educação na portaria”, enquanto “nas escolas das freguesias junto dos assistentes operacionais que estejam de serviço”.

O Agrupamento faz também saber que a Escola Básica Fialho de Almeida em Cuba é a escola do concelho definida como “Escola de Acolhimento”, dando cumprimento ao "Comunicado do Ministério da Educação do dia 14 de março", que determina que pelo menos uma escola de cada agrupamento terá de ficar aberta para receber os filhos e outros dependentes dos trabalhadores especiais que forem recrutados para trabalhar enquanto vigorarem as medidas extraordinárias para enfrentar a pandemia de Covid-19.

A medida, abrange os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro – incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais. “Os trabalhadores das atividades enunciadas terão de ser mobilizados pela entidade empregadora ou pela autoridade pública, podendo solicitar o acolhimento dos seus educandos diretamente ao Agrupamento de Escolas de Cuba, conquanto demonstrem reunir as condições de aplicação da medida”.

 


Pág. 9 de 30

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30