Caracterização Histórica de Vila Alva

Vila Alva, alva de Cal. O seu casco urbano ocupa três pequenos cerros, um no centro, com a pequena Praça ajardinada, de onde parte o casario que cresceu obediente à orografia do terreno, e duas elevações em extremos opostos, onde a Igreja de Santo António e a de S. João dominam e protegem simbolicamente a povoação, como atalaias vigilantes.

A Povoação de Vila Alva conserva a sua essência de aglomerado rústico, patente nas sua ruas longas e tortuosas, junto ao Largo da Fonte de S. João. Na grande Praça da Povoação, a maioria das casas adquire uma traça mais urbana e poucas são, também, as que demonstram uma matriz mais antiga. É nesta zona que se ergue o imóvel da Junta de Freguesia [no último quartel do Século XX] e no centro do espaço ajardinado, abaixo da Igreja Matriz, subsiste a antiga escola primária, um interessante edifício de finais de oitocentos, hoje ocupado pelo Centro Cultural e Desportivo, o Clube, como lhe chamam os utilizadores de todas as gerações.

Venha e envolva-se no encanto e ruralidade deste Povoado típico alentejano naquela que é considerada, por muitos, a aldeia mais branca de Portugal e delicie-se em cada recanto duma Adega! Este é o nosso convite.