Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias - Turismo
Turismo

SuSTowns - Incentivar o Turismo Sustentável em Pequenos e Fascinantes Povoados Mediterrânicos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

SUSTOWNS FACEBOOK COVER PICTURE

- “SuSTowns: Turismo Sustentável em pequenos e fascinantes povoados da área Mediterrânica” é o nome do projeto que envolve 14 regiões europeias e pretende promover medidas concretas para melhorar o funcionamento do setor turístico local;

- Primeira sessão do projeto acontece já na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto.


A Câmara Municipal de Cuba e a Make it Better – Associação para a Inovação e Economia Social (miB), organizam na próxima sexta-feira, 28 de agosto, pelas 17h30, na Casa Fialho de Almeida, em Cuba, o Workshop “Apoiar e desenvolver o setor turístico local”, um evento implementado no âmbito do projeto SuSTowns: Turismo Sustentável em pequenos e fascinantes povoados da área Mediterrânica.

Envolvendo 14 regiões europeias – e 11 parceiros de um total de 7 países – o projeto assume-se como um importante marco para a sustentabilidade da atividade turística local, pretendendo informar e capacitar as entidades locais sobre medidas concretas que visem melhorar o funcionamento do setor, apoiando-as simultaneamente na sua adaptação e recuperação durante e pós-COVID19.

Este primeiro Workshop marca o arranque de um ciclo de ações que visam a construção participada de um Plano de Ação Local para o Turismo Sustentável, assim como o desenho e estruturação de um pacote de oferta turística local, ambos envolvendo os diferentes agentes (públicos e privados) com ação turística no território.

Financiado em 2.872.000 de euros pelo Programa Interreg MED da União Europeia, o projeto SuSTowns tem como principais prioridades “proteger e promover os recursos naturais e culturais Mediterrânicos” e “potenciar o desenvolvimento de um turismo sustentável e responsável na Área MED”. Em linhas gerais, visa desenvolver, testar e capitalizar ferramentas e boas práticas de planeamento e gestão turística local que previnam o declínio de pequenos povoados Mediterrânicos, fomentando simultaneamente um modelo de turismo sustentável e de qualidade e serviços mais inovadores e responsáveis, dirigidos a visitantes e turistas nacionais e internacionais.

INSCRIÇÃO ONLINE NO WORKSHOP: https://tinyurl.com/SuSTownsCuba

MAIS SOBRE O PROJETO:https://sustowns.interreg-med.eu

 

Praia Fluvial será uma realidade no concelho de Cuba no próximo ano

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ECOPARK\\Foi aprovada a candidatura para a criação do “Ecoparque do Alentejo Central” na Barragem de Albergaria dos Fusos

A Câmara Municipal de Cuba acaba de ver aprovada a candidatura para a criação do “Ecoparque do Alentejo Central” na Barragem de Albergaria dos Fusos. Uma Praia Fluvial; um Centro Náutico para apoio à prática de desportos náuticos; um Centro de BTT e Cycling e pesquisa multimédia; uma área de serviço para autocaravanas; uma torre de observação de aves; e um bar de apoio são as principais valências deste projeto, assente na valorização do património natural e no desenvolvimento da oferta turística do Concelho e da Região.

Desenvolvido numa lógica de respeito para com o meio ambiente, este parque ecológico permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural (através da observação da fauna e flora autóctone em meio natural e dos recursos endógenos que dele se extraem), a uma componente pedagógica, de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela Albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa.

Representa um investimento total de aproximadamente 398 mil euros e será financiado a 70% (278 mil euros) pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal. A comparticipação do Município rondará os 120 mil euros.

 

Município lança 'visitcubaalentejo.pt'

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

VISIT CUBA ALENTEJO\\Uma plataforma dedicada exclusivamente à promoção da oferta turística do Concelho.

Reconhecendo a importância da divulgação turística do concelho de Cuba para o acréscimo de visitantes e simultaneamente para o desenvolvimento da economia local, o Município lança esta quinta-feira, dia 18 junho, o website VisitCubaAlentejo. Uma plataforma dedicada exclusivamente à promoção turística do Concelho, dando a conhecer as características do Destino “Cuba”, assim como diversas sugestões e ofertas de produtos e serviços deste território.

O objetivo é que a nova página turística do concelho de Cuba assente na promoção conjunta entre as mais diversas entidades que estão relacionadas com atividade turística, independentemente da sua natureza, sustentando a ideia de que a ação concertada entre os diversos agentes e a autarquia contribuirá, seguramente, para o crescimento de visitas turísticas ao concelho e, consequentemente, para a promoção geral do nosso território.

Dedicado à temática do turismo, o novo website congrega informações turísticas do município de modo a facilitar o planeamento para quem o visita.

Sendo o turismo uma experiência vivencial e sensorial, o novo site turístico pretende ainda ser o influenciador digital que vai trabalhar a promoção do destino Cuba. Assim, pretende-se estimular desejos e motivar potenciais consumidores a conhecer o Concelho, permitindo que estes percecionem as potencialidades.

Queremos que quem nos visita sinta o ambiente único de Cuba, de forma fidedigna e atualizada. Dividido em quatro áreas – “Onde Comer, Onde Dormir, O que Visitar, e o que Fazer” – a plataforma irá facilitar ao utilizador a sua pesquisa e permitir ao visitante o usufruto de todo o potencial local.

Conheça e explore este novo espaço virtual em http://visitcubaalentejo.pt Aproveite e siga-nos também no Facebook e Instagram - www.facebook.com/visitcubaalentejo e https://www.instagram.com/visitcubaalentejo

 

Cuba, Terra com Alma - Município assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com vídeo que destaca património natural, edificado e humano do Concelho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CUBA MONUMENTOS E SITIOS2020O Município de Cuba aceitou o convite da DGPC – Direcção-Geral do Património Cultural para celebrar conjuntamente, no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema o “Património Partilhado, - Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada”.

No site da DGPC, a entidade que refere que “em poucas semanas, o mundo mudou, mas o nosso envolvimento para com as comunidades e a nossa herança comum permanece inalterado. E este é, realmente, um tempo de partilha, de resistir através da Cultura, da união e da imaginação, e o Património é, sempre, um factor de identidade, de esperança e de criação”.

Lançado o desafio, Cuba participa com um pequeno filme “Cuba terra com alma” que promove os diversos elementos patrimoniais do concelho e a sua harmoniosa partilha.

Veja o vídeo na página de Youtube do Município ou no Facebook.

Acompanhe também o DIMS 2020 em www.facebook.com/Dia.Internacional.dos.Monumentos.e.Sitios/ e no Site da DGPC.

 

CUBA INAUGURA “CASA FIALHO D'ALMEIDA” NO DIA 10 DE JUNHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CASA FIALHO DE ALMEIDA NETO Museu Literário “Casa Fialho d'Almeida” abre as portas ao público, pela primeira vez, na próxima segunda-feira, 10 de junho.

 

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DIA MONUMENTOS E SITIOSNo próximo dia 17 de abril, a Câmara Municipal vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema "Património e Paisagem Rural", com uma série de iniciativas.

Uma das atividades consiste na realização de um desafio fotográfico, que culminará numa exposição, onde se pretende colocar em confronto o "ontem" e o "hoje" de quatro sítios icónicos do Concelho de Cuba e a respetiva área envolvente. Se está interessado em participar consulte o regulamento abaixo.

Destaque-se também a atividade "Geocaching Monumental", que terá início pelas 14h00 junto à Escola Básica Fialho de Almeida, que assenta na descoberta de monumentos através de enigmas e coordenadas GPS.

pdf icon Regulamento do desafio fotográfico
 


Pág. 1 de 7

Ligações Rápidas








Turismo do Alentejo ERT
Proturismo

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30