Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Noticias
Educação

Município de Cuba atribui 24 mil euros em bolsas de estudo para alunos do ensino superior

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 3WEB ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 1WEB ENTREGA BOLSAS ESTUDO 2020 52WEB

A Câmara Municipal de Cuba levou a cabo na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, a atribuição das Bolsas de Estudo aos alunos do Ensino Superior do Concelho, para o ano letivo de 2019/20208. No total, foram 32 os apoios concedidos, de 750 euros cada, num valor global que este ano ascende aos 24 mil euros.

A sessão de entrega das bolsas contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Beja, João Paulo Trindade, que aproveitou o momento para explicar, em linhas gerais, uma série de apoios que aquele estabelecimento de ensino tem à disposição, entre eles o programa “Ficamos por Cá” (ao qual o Município de Cuba aderiu no ano passado), que tem como finalidade conceder um conjunto de bolsas de alojamento a alunos do concelho de Cuba que tenham definido o IPBeja como primeira opção.

Em nome do Município, a vereadora da Câmara Municipal de Cuba responsável pelo pelouro da educação, Noémia Ramos, deixou votos aos alunos de muito sucesso no seu percurso académico e ressaltou a importância da formação qualificada na atualidade, cada vez mais imprescindível para a realização profissional dos jovens.

Uma posição reforçada pelo presidente da CMC, João Português, que sublinhou ainda a importância da atribuição das Bolsas de Estudo da autarquia enquanto reforço financeiro aos alunos e famílias, contribuindo assim para combater o abandono escolar, melhorar a qualificação dos jovens e compensar os encargos acrescidos com a frequência no ensino superior.

Recorde-se que para além da matrícula num estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido, o regulamento para a concessão deste apoio da CMC estipula também que os candidatos devem residir no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos; não possuir habilitações literárias de nível superior; e ter obtido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo (salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez).

 

Distribuição gratuita de fruta no 1º ciclo e pré-escolar mantém-se no ano letivo 2019/2020

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FRUTA ESCOLARO Município de Cuba manteve no ano letivo de 2019/2020 a distribuição gratuita de Frutas e Hortícolas, duas vezes por semana, junto dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cuba. Toda a execução do Programa, a decorrer desde o passado mês de novembro, acontece em estreita articulação e colaboração do Agrupamento de Escolas de Cuba, beneficiando cerca de 280 alunos.

Para o 1.º ciclo, o Programa “Regime Escolar”, é assegurado conjuntamente pelo IFAP (Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas), contudo, o Município, ciente da importância da promoção de uma alimentação saudável, engloba todos os alunos do pré-escolar assumindo a totalidade dos encargos, ocorrendo as distribuições em simultâneo com as do 1.º ciclo.

 

Cuba assinala “Dia Municipal para a Igualdade” esta quinta-feira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DIA MUNICIPAL DA IGUALDADE NETEsta quinta-feira, dia 24 de outubro, assinala-se em Cuba o “Dia Municipal para a Igualdade”. Dinamizada com a colaboração do projeto Cresce e Aparece, a iniciativa irá com momentos que vão desde a apresentação de conceitos, a uma peça de teatro e a um debate de ideias entre os alunos do 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas de Cuba.

 

Município organiza Receção à Comunidade Educativa 2019/2020

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CONVITE RECEÇAO COMUNIDADE EDUCATIVA copyA Câmara Municipal de Cuba organiza nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, mais uma edição da habitual "Receção à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas do concelho".

A iniciativa visa dar as boas-vindas aos professores que lecionam pela primeira vez nas escolas e, também proporcionar um agradável convívio entre todos os que se dedicam à missão educativa no concelho de Cuba.

 

BOLSAS DE ESTUDO 2019/2020 - ENSINO SUPERIOR – CANDIDATURAS DE 01 A 31 DE OUTUBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LOGO MUNICIP TERRA ALMA FUNDO BRANCOA Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer o período de candidatura para atribuição de Bolsas de Estudo, no ano lectivo de 2019/2020, para Cursos do Ensino Superior. O Regulamento para a concessão de bolsas de estudo poderá ser consultado aqui (no link abaixo), devendo os interessados satisfazer as condições nele prescritas, designadamente:

. Residam no concelho de Cuba há, pelo menos, dois anos;
. Não possuam habilitações literárias de nível superior;
. Tenham obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior ao da candidatura à bolsa de estudo, salvo interrupção dos estudos por motivos de força maior ou mudança de curso, devidamente justificada e por uma única vez;
. Estejam matriculados em estabelecimento de ensino superior oficialmente reconhecido.

A candidatura processa-se mediante o preenchimento de um impresso próprio (também disponivel no link abaixo), a fornecer pela Câmara Municipal, o qual deverá ser entregue (a partir do dia 01 de outubro) até ao dia 31 de outubro de 2019, juntamente com os documentos constantes no nº 2 do art. 3º do Regulamento.

pdf icon Edital pdf icon Regulamento pdf icon Requerimento pdf icon Declaração de Responsabilidade pdf icon Documentos necessários
 


Pág. 10 de 30

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30