Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Município de Cuba

Corso de Carnaval vai ter 1200 foliões em desfile

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARNAVAL DE CUBA CARTAZ WEBNúmero de inscritos para a edição deste ano mantém-se nos milhares, fazendo deste um dos maiores corsos carnavalescos da região.

Constitui uma das apostas mais fortes do Município de Cuba, com o intuito de promover turisticamente o concelho e dinamizar a economia local. Fechado o período para inscrições, a vila espera agora pelos 1200 participantes inscritos para o Corso Carnavalesco que se realiza no dia 21 de Fevereiro, com o universo de “Alice no País das Maravilhas” como tema central.

Como é habitual, o Corso contará com diversos carros alegóricos e com mil e duzentos foliões em desfile, numa verdadeira festa de Carnaval que é já uma referência na região. Com início às 15:00, o Corso estender-se-á ao longo de uma das principais artérias da vila e finaliza com um Baile de Máscaras, pelas 17h00. Dos grupos inscritos para este ano voltam a registar-se elementos de vários concelhos do Alentejo, bem como a presença de um grupo espanhol com mais de duas centenas de elementos. Como convidada especial, o desfile conta ainda com a participação da artista Tanya.

 
 

19º PASSEIO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS PELO ALENTEJO PASSA EM CUBA NO DOMINGO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

cartaz cuba siteVão ser 60 clássicos em passeio pelo Concelho de Cuba. O Clube Português de Automóveis Antigos e o Turismo do Alentejo organizam este fim-de-semana a 19ª edição das “48 Horas Automóveis Antigos ao Alentejo”. A iniciativa conta com paragem na vila, junto à Igreja Matriz de S. Vicente, pelas 10h00, no domingo, dia 16. No percurso, está ainda programada a passagem pela N.Sra.da Represa, Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos.

 

MUSEU LITERÁRIO "CASA FIALHO D'ALMEIDA"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MUSEU CASA FIALHO ALMEIDA 1

Localizada bem no centro da vila de Cuba, a casa que no final do século XIX foi a residência de Fialho d’Almeida é agora um Museu Literário dedicado à vida e obra do autor.

A casa, conservada e adaptada com o intuito de devolver à memória coletiva o escritor e o seu importante contributo para a literatura portuguesa, apresenta-se agora como Museu Literário “Casa Fialho de Almeida”, assente em três espaços distintos. Naquela que era a área de habitação encontra-se o espaço museológico dedicado às várias esferas da vida pessoal e profissional de Fialho de Almeida, enquanto nos casões adjacentes à casa o foco vai para a ruralidade e para a etnografia, temas recorrentes na escrita do autor. Destaque-se, por exemplo, a existência de uma pequena adega no quintal, com a designação de “País das Uvas”, numa referência à obra de 1893 de Fialho de Almeida.

A par destas áreas, a “Casa Fialho de Almeida” tem ainda um espaço reservado para a residência temporária de artistas, que ali queiram permanecer e desenvolver as suas obras.

MUSEU CASA FIALHO ALMEIDA 2

SEPARADOR

Morada: R. João Vaz 6, 7940-159 Cuba

Telefone/ Fax: 284419900
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Horário de funcionamento
Aberto todos os dias: das 09:30 às 12:30 \ das 14:00 às 18:00

Preços:
. 2 Euros
. Dos 6 aos 12 anos - 1 Euro
. + 65 anos - 1 Euro
. Até aos 6 anos - Entrada Livre

Acessibilidades especiais: O Centro possui infra-estruturas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Atividades/serviços: Guia disponível para explicações e visitas guiadas.

SEPARADOR

Casa Fialho de Almeida

CASA FIALHO D'ALMEIDA É “MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO”

A casa onde Fialho de Almeida viveu 18 anos, na vila de Cuba, foi classificada como monumento de interesse público, devido ao seu valor patrimonial associado à relevante figura da literatura portuguesa.

A portaria da classificação, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e publicada no dia 10 de Abril de 2014 em “Diário da República”, destaca o valor patrimonial da casa – um imóvel térreo, que conserva intactas as características arquitetónicas originais – e estende-se à sua associação a Fialho de Almeida, uma relevante figura da literatura portuguesa. Para além disso, o espaço configura um testemunho importante do ponto de vista da identidade e da memória coletiva nacional e um indubitável ponto de referência histórica e simbólica da sua comunidade, acrescenta a portaria.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, o reconhecimento, nesta altura, traz uma importância acrescida, já que “neste momento a autarquia está a desenvolver um projeto de requalificação da casa, que pode no futuro ser um polo de grande interesse cultural para o concelho”.

Fialho de Almeida viveu em Cuba entre 1893, após ter casado com uma proprietária rural da região, e 1911, quando faleceu.

alt Portaria - Casa Fialho de Almeida
 

BIBLIOTECA: NOVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

capas novA Biblioteca Municipal de Cuba acaba de apresentar as novidades literárias para o corrente mês de novembro. José Rodrigues dos Santos, Ken Follett, José Luís Peixoto, Daniel Oliveira, Eduardo Sá, Patrick Modiano e Jim Benton são os autores em destaque. Conheça melhor as obras que lhe propomos:

Continuar...
 


Pág. 1 de 337

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30